19 fevereiro 2006

A culpa é de quem, afinal?

Já por aqui se disse várias vezes que a culpa era do Pedro mas, no entanto, fique o leitor a saber que na maioria dos casos também pode ser da Maria. Pensando um pouco na dinâmica da culpabilidade numa casa com três pessoas aparentemente responsáveis, rapidamente concluímos que a coisa vai andar a circular sem nunca se encontrar o criminoso, ora vejamos:
- Quem é que deixou a porta do frigorífrico mal fechada?
- Não sei, não fui eu...
(automaticamente a culpa é remetida para a outra pessoa. Se esta conversa tiver acontecido com a Maria, o Pedro será o culpado, e se tiver sido com o Pedro... será a Maria a culpada, e pior, se tiverem sido eles os dois a ter esta conversa, o culpado fui eu!). Este triângulo no qual a culpa é sempre remetida para o vértice restante funcionará na perfeição enquanto não se encontrarem os três na mesma divisão a tentar perceber quem foi o engraçadinho que fez a porcaria... não é perfeito? Já estou a imaginar aqui situações em que o culpado até seja eu, mas me consiga auto-ilibar indo perguntar com um ar claramente perturbado quem foi o anormal que acabou as bolachas e não deitou fora o pacote, ou quem deixou a pasta de dentes destapada... Para a pessoa a quem eu tiver perguntado isto, eu serei tão inocente como ela... e imaginado que consigo ter esta conversa em divisões opostas da casa num curto espaço de tempo tanto com o Pedro e a Maria, cada um ficará a pensar que a culpa é do outro, quando na verdade era minha...

Finalmente vou poder deixar loiça suja no lava-loiças, espalhar migalhas no sofá, acabar o papel higiénico sem ir buscar um rolo novo, enfim... vocês também se sentiriam altamente tentados a levar uma confortável vida de irresponsabilidade permissiva, ou não?

5 Comentários:

At 8:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Afinal ainda tens que ficar a descansar mais tempo! Não nos disseste que foi o elefante côr de rosa que tens escondido debaixo da cama que te contou esta história toda, mas...

Olha... já pensaste que o culpado das coisas que escreveste, pode ser ele, o malandro do elefante?!?

PE

 
At 11:04 da tarde, Blogger Ed said...

Não foi o elefante, que o papagaio passou a noite a mandá-lo calar... esse sim, não me deixou dormir!

Mas hoje já soube que vem o urso pardo para os meter na ordem ;)

 
At 5:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Realmente é preciso uma mente um bocadinho retorcida para desencantar um esquema destes. Boa sorte enquanto não fores apanhado!
Dá-me ideia que quando fores o Pedro e a Maria chegam-te a roupa ao pelo e depois viram-se um para o outro e dizem: "Quem é que terá feito isto? Nós não fomos...só podia ter sido o TuNeS"

Abraço

Ferreira

 
At 1:16 da manhã, Blogger colher de chá said...

bem dito meus amigos, bem dito!
aviso: reitero as palavras destes teus comentadores.

 
At 4:18 da manhã, Blogger Sr. Xavier said...

e digo mais: so podia...

 

Enviar um comentário

<< Home