12 março 2007

O velho dos pneus

Em todos os bairros há um velho que, com um ou outro azedume da vida ou então estupidez apurada pelos anos, gosta de fazer mal aos carros dos outros. Uns até têm carro, outros nunca tiveram carta, ou já a perderam por invalidez.
Aqui no bairro há um, que já por duas vezes fez a gracinha de riscar o meu antigo carro. Uma delas foi bem alarve, reparada quando outro idiota meteu a porta riscada toda dentro, e fez o favor de deixar lá o equivalente a um papel em branco, mas sem o papel (sou um tipo com sorte, ou não sou?). Da segunda vez, um risco mais tímido, talvez suavizado pelo reumatismo, e finalmente soube quem era. Segundo alguns vizinhos, era um velhote assim assado meio passado dos carretos, e ao vê-lo passar na rua qualquer um perde a vontade de ir lá dar-lhe uma sova daquelas valentes, como as que eu apanhava quando mudava de canal enquanto o meu pai via a bola. (Pronto, ok, foi uma figura de estilo mal sucedida, toda a gente sabe que o que me faltou foi apanhar umas sovas quando era puto, e o meu pai nem gosta de futebol...)

Como eu sou um tipo com sorte, e até fiz anos faz amanhã uma semana, hoje ia a sair da faculdade e ao chegar ao carro diz-me um colega que tenho dois pneus em baixo. Pensei que estava a gozar, mas olhando com atenção vi que o carro estava com uma inclinação estranha... vou ao outro lado do carro, e lá se confirmou. Pneu da frente completamente vazio, e o de trás meio cheio meio vazio, como diz o outro. Segundos depois, esse mesmo colega diz que há tempos viu um tipo a chegar ao pé do carro e tinha os pneus todos em baixo. Temos um criminoso em série - pensei eu. E pensei bem (sim, fiquem contentes, já é praí a 2ª vez que isto me acontece (pensar bem) desde que sou pequeno...). Vem entretanto um vizinho dizer que era o velho do rés-do-chão C, que volta e meia fazia essa gracinha. Sendo aquilo em Chelas, achei que já alguém lhe teria feito a folha, mas a miudagem agora só liga aos cães de combate, já nem gamam motas, quanto mais fazer a folha a um velho... Conversa vai, conversa vem, até fiquei a saber qual era o carro do velho, e a matrícula... claro que podia ir fazer-lhe o mesmo, ou até pior, mas valeria a pena?
- Vale!
- Mas era ilegal...
-É.
- ...mas posso...
-Pode!

Ainda assim, e como este é um blog democrático até certo ponto, resolvi criar uma sondagem sobre a medida a tomar...


Clique aqui para votar



Ainda vou a tempo de pôr o dito velho na Lista Negra, mas embora ele não me tenha dado os parabéns, não sei o nome dele... (sim, teria sido bem mais simpático e menos trabalhoso deixar-me um papelinho a dizer "Parabéns!" do que esvaziar dois pneus)

Fique o leitor descansado que o Mini já está são e salvo aqui ao pé de casa, e para quem tiver pachorra para ler, aqui vai o resto da história...
Como sou um tipo de sorte, vou até à mala para sacar o pneu suplente, e também ele estava com pouco ar... Ligo para a Raquel, que já devia estar à minha espera, e lá dou a notícia. Minutos depois lá aparece a minha boleia para ir encher o pneu suplente. Assim punha-se o suplente na frente, e ia devagarinho até à bomba para encher o de trás... Com o pneu já cheio, vou a desapertar as porcas, e... sorte das sortes, aquelas porcas devem ter sido bastante maltratadas na última muda de pneus, porque a chave já não lhes fazia nada. Sempre disposta a ajudar, lá vai a boa da Raquel até ao supermercado mais próximo comprar-me uma bomba para resolvermos o assunto, enquanto eu fiquei perto do carro a ver se tinha um encontro imediato com o engraçadinho. Não havia bombas, lá veio um mini-compressor de ligar ao isqueiro. Sendo um mini-compressor, dá para perceber que o dito levou aí uns 5 minutos a encher o pneu enquanto fazia uma dança meio epilética em cima do passeio, tal era o vigor de funcionamento do bicho.

Estou a pensar propôr uma sociedade ao velho, ele esvazia pneus à malta e apareço eu todo solícito a cobrar 2€ por encher cada pneu... mas primeiro tenho de instalar uma ficha de isqueiro no mini, porque hoje foi o carro da Raquel a alimentar a festa...

2 Comentários:

At 8:10 da tarde, Blogger SiSupi said...

Cala-te!!! Lá tu sabes o que é chegar ao carro e ficar: surpreendido/chateado/passado/gggggggrrrr

 
At 5:03 da tarde, Blogger PE said...

Se quiseres arranjo-te um isqueiro usado que veio de uma Hiace... Até há pouco tempo tinha um novo, mas já foi...

Independentemente disso, resta-me dizer que não tenho velhos desses na minha rua, onde não habito, nem na rua onde habito e que não é minha.

A unica coisa que "ganho" é cagadelas da pardalada e de uma ou outra rola que por lá anda. Ah e urinadelas de cão nas rodas é à fartazana...

P.S. - o raio da votação não vota! Votei no adubar as flores dos vasos com extracto de pessoa com alguns anos e não conta lá nada...

 

Enviar um comentário

<< Home