28 agosto 2006

Dia 3: S.Gião - V.N.Foz Côa

Embora ainda a dormir em camas, o acordar começa a custar mais com o passar dos dias e dos kms. A saída de S.Gião rondou as 10:30, logo com as estradinhas de curvas a subir e descer. O calor já se faz sentir, mas apesar disso não repetimos a façanha de viajar de bracinhos ao léu, e a partir daí viajaríamos de casaco, ou então com os braços meio esbranquiçados da carrada de protector solar. Este seria o troço mais simples da viagem, com estradas largas, bom piso, poucas curvas, e cenários em constante mudança. Da vegetação por vezes intensa da zona circundante da serra passámos para as planícies povoadas sobretudo por granito, e quando parámos em Linhares da Beira isso já era notório. Nesta terrinha medieval deu para cirandar pelo castelo e pelas ruas, embora pouco mais haja para ver além do castelo e da vista. Pronto, há a malta do parapente, mas nós de vespa voamos mais baixo...

Pouco depois de parar para comprar uns comes em Celorico da Beira resolvemos fazer um pic-nic para o almoço. Na estrada surgiram placas para uma necrópole e outros pontos de interesse de tempos idos, e resolvemos passar por lá, quem sabe almoçar por aí. Depois de muito procurar e até pedir indicações a um velhote que ouvia mal como o raio eu acabei por desistir, e almoçámos sentados nas mesas do recreio de uma escola primária, mas não era um recreio qualquer. Tinha uma vista que nem vos conto, ali até eu gostava de ir à escola ;) Quanto à necrópole, foi pena, mas de qualquer das formas os tipos já estavam mortos...
O resto da viagem foi rápido, estradas sempre a direito, tudo plano, um bocado àrido, até... eu ia com ganas de me atirar para a primeira praia fluvial que encontrasse, mas isso acabou por só acontecer no Pocinho, depois de passarmos por Foz Côa, até lá todas as placas que encontrámos faziam referência a piscinas que havia nas aldeias, a pagar, e cheias de emigrantada nas suas vacanças, com a música que se adivinha.
Um bocado exaustos, e já depois do banho no Douro, foi hora de deitar abaixo umas imperiais ao balcão de uma tasca e de ir rebolar para um relvado até à hora de jantar. A malta daquela terra era um bocado estranha, depois de uns episódios ao jantar e de uma traumatizante noite a ouvir uma banda espanhola a cantar nas festas do concelho (sim, banda espanhola.Valia a pena pelas miúdas a abanar o rabo, mas acho que isso era para outros contextos...), veio a hora de, já bem aviados, irmos montar a tenda num parque de merendas (ou assim o parecia) lá para o fundo da terra. A bem da verdade, para o estado em que estávamos, foi uma sorte não termos montado a tenda dentro de um cemitério... eu costumo ter sorte para escolher os sítios onde acampo. (NOT!) Desta feita até foi bom, já viram a sombrinha janota?? Ao pequeno almoço, mais um episódio do Enterior Desquecido em plena pastelaria, mas ia parecer mania da perseguição contar-vos mais uma história destas, não ia? Em último caso, se passarem pelo mesmo, tenham em mente que aquela malta já deve ter sangue espanhol (pronto, esta foi a boca não-diplomática do dia, ok?).

Agora as picuinhices:

Trajecto: S.Gião - Seia - Linhares da Beira - Celorico da Beira - Foz Côa

Total de Kms: 180 Km

Cons. Médio: 3,6 L/100 Km

Resolvi incluir mais uma rubrica aqui nas picuinhices:
Nomes de terras com piada: Sobral Pichorro, Rabaçal, Minhocal, Bogalhal e Ranhados


7 Comentários:

At 7:47 da tarde, Blogger kanjas said...

Enterior Desquecido

Mas que m%$&a é essa?

 
At 12:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Numa viagem feita por dois gajos é tramado que se retenham as frases e passo a citar:

"...ir rebolar para um relvado até à hora de jantar..."

"...já bem aviados, irmos montar a tenda num parque de merendas..."

E mais não digo.

 
At 12:51 da tarde, Blogger PE said...

Epá nada de dizer mal dos transmontanos que ainda tenho laços lá por cima ok? Senão... vais ter que ver que afinal o teu sangue é parecido ao meu, capiche!?! :-)

Quer dizer vem aqui um gajo para ler historinhas e tal e tu dizes que não contas, olha que...

Que me interessa as estradas e os kilometros e tal? Quero é ouvir as histórias, h - i - s - t - ó - r - i - a - s...

Ah e o Pocinho é bem bom né? Em Celorico-Gare costumo comer num restaurante à beira da estrada (que agora por acaso não me lembro do nome), uns bifes, "mega hiper giga bifes", lá da zona que são bem bons, mesmo, mesmo, mesmo, bons, mas mesmo, mesmo!!!

 
At 12:53 da tarde, Blogger PE said...

Ah e se tivesses vindo, na zona do IC8 (ok eu sei que é de um texto anterior), para a Pampilhosa da Serra, tinhas passado na Venda da Gaita e Picha...

Junta aí ao rol de nomes "estranhos" :-)

 
At 1:51 da tarde, Blogger Ed said...

Para quê falar na Picha e na Venda da Gaita quando lá mais à frente passamos pelas Desejosas???

 
At 1:52 da tarde, Blogger Ed said...

Eh eh... Ilde, eu disse ao princípio que esta viagem facilmente teria uma conotação amaricada, mas acho que das minhas opções sexuais ninguém duvida, não é, fofinho???

 
At 1:53 da tarde, Blogger Ed said...

Fausto: Enterior Desquecido e Ostracizado, uma criação das Produções Fictícias para um programa do Herman...

 

Enviar um comentário

<< Home