22 maio 2007

O pó

É estranho, mas verdade. Hoje fala-se de pó.
Durante a varridela aqui de casa, feita com uma periodicidade bastante inferior à desejada, deparei-me com uma das mais fáceis culturas de manter: O pó. Enquanto varria, vieram-me à cabeça bastantes ideias sobre este conceito que sempre esteve debaixo dos nossos narizes (e até lá dentro, formando aquelas deliciosas catotas que tiramos ao conduzir, enquanto esperamos que o semáforo abra o verde ou a velha da frente acabe de estacionar o carro). Autonomeei-me cultivador de pó, e vejo nas minhas francas qualidades de preguiçoso o potencial para me tornar líder do conceito. Passo a apresentar as maravilhosas vertentes da cultura de pó, bem como as vantagens (não mencionei desvantagens propositadamente, porque o pó é nosso amigo e ainda estão por provar as propriedades cancerígenas do mesmo).

Os cultivadores de pó dividem-se em dois tipos: Os que o tentam manter o mais puro possível, e os que investem na mistura com outros substratos para formar cotão, mais volumoso e fofo. Claro que estes últimos têm a tarefa facilitada, uma vez que os actuais soalhos flutuantes são um vivieiro privilegiado de cotão, misturando fibras e pó com cabelos, e tudo o que mais possa aparecer de uma forma praticamente automática.

Vantagens de cultivar pó:
- Menos trabalho nas limpezas, uma vez que o pó passa a ser um bem sagrado.
- Livramo-nos dos alérgicos ao pó, essa estirpe nejenta de seres vivos que não podem conviver com pós. Está cientificamente provado que apenas 5% dos alérgicos ao pó são boas pessoas, deixando os outros 95 ao deus dará, entre cargos políticos e repartições de finanças.
- O termo limpeza passa a ser chamado colheita, sendo menos incómodo para quem pensar em fazê-la.
- A menor frequência das colheitas, a fim de obter uma boa cultura, trará momentos de alegria e diversão ao medirmos o amontoado algures no meio do corredor depois de delicadamente conduzido com uma vassoura. (bem, já estou a ver as conversas de café: "epá, andei dois meses a cultivar debaixo da cama, acreditas que só aí e no resto do meu quarto consegui quase 50L de cotão?")

Claro que assim se torna necessária a criação de uma associação mundial de criadores de pó (ou talvez uma federação... não, confederação!) para classificar, ordenar e organizar os vários tipos de pó e cotão, as suas densidades, etc.

Só falta encontrar uma aplicação para o pó, mas até lá esta actividade sempre é menos nojenta que coleccionar cera dos ouvidos...

12 Comentários:

At 8:35 da tarde, Blogger SiSupi said...

Ok... Eu confesso que estava a ficar procupada ctg... nunca mais te tinha visto, nem actualizações do blog... Agora percedo, tens estado ocupado com a cultivação do pó. Isto é... estás na mesma!!! Não fazes a ponta d'um corno e arranjas as desculpas mais descabidas para que pareça que até fazes alguma coisa =P

 
At 12:20 da manhã, Blogger Setora said...

Por falar em pó,lmbrei-me de perguntar! E as sebentas?

 
At 10:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário tem como unica função alertar de novo a "setora" que o seu filho anda outra vez com cabelo à vagabundo...dê-lhe lá mais uns chocolates enquanto lhe corta o cabelo sff. A gerência agradece.

 
At 2:03 da tarde, Blogger Setora said...

Ilde, faça como eu - não ligue ao aspecto (eu até nem desgosto do cabelo compridito e um pouco desarrumado). Mas vim aqui hoje com tempo e pela primeira vez fui ver o perfil do cavalheiro. Então entrei no team member - quinta das alarvidades e não gostei nada. Aqui já ligo. O cavalheiro irá conseguir explicar-me porque é que aquele blog é do team dele? Lá nos vizinhos, enfim...

 
At 9:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cara setora vim aqui apenas para lhe dizer que não se preocupe mais com o cabelo do petiz...esta semana quando ele fôr à minha garagem buscar uma vespa que lá tem à 2 anos eu corto-lhe o cabelo.
Quanto ao blog das Alarvidades acho que não é nada que não se resolva com umas boas reguadas à antiga...no meu tempo dava-se com a régua nos meninos que se portavam mal e acho que estes miudos deviam levar tambem...mais uma vez não se preocupe que eu trato disso!!!

 
At 4:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mau,
Então mas o que é isto?
O patrão que lhe corte nas férias, ou que o ponha a lavar as casas de banho.
Para "ensinar boas maneiras" ao inquilino eu ainda tenho direitos de preferência.
Se a mãe não quer ou não pode, eu estou a seguir na linha de comando.

 
At 6:26 da tarde, Blogger PE said...

Não há melhoras...
Mas discordo de uma coisa: com o cabelo grande e as patilhas novamente aprumadas, passará a ser o Eng. de Sousa Veloso da cultura do pó!

Volta que estás perdoado... :-)

 
At 2:42 da tarde, Blogger Setora said...

Mau, mau, digo eu.

Ó Zé, estás a seguir? Não estarás a revelar síndrome de alienação parental?

 
At 5:16 da tarde, Blogger Ed said...

Bom, guardem lá as vossas senhas da lista de espera, porque aqui o menino não apanha coças de ninguém (pronto, talvez a jogar à bola ou assim...)

O PE, como único leitor de mente acertada, viu no cabelo e nas patilhas mais uma achega ao post, pensando em mais uma variante ao cargo que ele próprio já me tinha atribuído.

 
At 3:24 da manhã, Blogger Sr. Xavier said...

Ó Tnues, isso do cotão é cena vista!
Já experimentaste criação de fungos no lava-loiças? Isso é que é de homem.

 
At 12:04 da tarde, Blogger Ed said...

No lava-loiças pouco consigo além do prato com àgua gordurenta e uma camadinha fina de bolor por cima, tipo natas no leite...

Já no frigorífico, aí sou o rei dos fungos, mas a minha cena mesmo é cotão. Um alérgico a penincilina pode dedicar-se ao cultivo de pó sem riscos, ao passo que cultivar fungos será, pelo risco de reacção alérgica, um desporto bem radical...

 
At 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem tu tb n mudas. Deixa lá k isso do pó parece ser um mal geral! Ms olha eskeceste-te de fazer referência tanto ou mais importante k as maravilhosas bolas de cotão k se acumulam debaixo das nossas camas e móveis. O cotão ainda é mais bonito, pois tem umas bolas de vários tamanhos k se pegam a uns chinelos ou a alguma caixa k tenhas guardada debaixo da cama e adquirem formas bem interessantes além de nos fazrem espirrar desalmadamente. Tenho 2 sugestões p n desperdiçares o cotão: ou o juntas num frasquinho e dps o colocas junto ao nariz de alguém de kem n gostas e presencias uma sessão contínua de espirros ou a melhor aplicação: CHÁ DE COTÃO! Nunca ouviste falar nos milagrosos poderes do chá de cotão? Ah n sabes o k perdes! Olha nunca provei ms experimenta e dps diz-me se vale a pena experimentar. Já m disseram k um belo chá de cotão acalma os nervos e é mto bom p os bicos de papagaio. E agora p os dias mais quentes com umas pedrinhas de gelo até é capaz de ser refrescante. Vá passa a palavra e toca a fazer chá de cotão. Weeeeeeeeeeeeee!
(Tou mm pior, vou fazer um chá de bolor pode ser k melhore). Para mais dúvidas sobre chás n hesites em contactar-me! :D

 

Enviar um comentário

<< Home