21 abril 2006

A Apresentação (Parte I)

Pois é, um dia havia de acontecer. Odeio quando me obrigam a falar para públicos... Acontece que o prof de Sistemas Mecânicos, um tipo novo e de certa forma simpático (tirando ser professor, mas ninguém é perfeito...) achou por bem mandar-nos fazer um trabalho e um teste como método de avaliação contínua... até aqui tudo bem, não fosse o dito trabalho incluir uma apresentação! Pois bem, ontem havia aula e era suposto os grupos começarem a apresentar os respectivos trabalhos, e a nós tinha calhado um (provavelmente desinteressante para a maioria dos leitores) trabalho sobre filtros em sistemas hidráulicos, chamado Filtragem - Filtros e seu dimensionamento. Já tínhamos entregue o dito há uns tempos, e ontem, no início da aula, logo depois de nos informar que íamos ser o primeiro grupo a apresentar, o homem diz-nos que devíamos estar à vontade para a apresentação, porque o trabalho estava bom. Fiquei a pensar... bom, bom, bom, ou bonzinho? Bom, se calhar mais ou menos... ou mais ou menos bom! (já repararam como isto parece estranho escrito? É uma questão de entoação e a frase faz sentido)

Então lá se liga o computador e a porcaria do datashow... aquele rapaz que dá por nome de O Inquilino afina a voz e, perante uma turma expectante (que naquele instante, a semelhança entre eles e um bando de peluches de pele de bode a fitar-me com olhos esbugalhados era assustadora...), começa o discurso. Já se deve estar a adivinhar, não é?
Certamente vocês já me imaginam, a dizer com a voz imbecil do costume enquanto disparava nhecas em direcções aleatórias e fazia caras idiotas: "Boa tarde meuj chenhorej, cá istamos, num é? Poijé... então de maneiras que eu bim para aqui porque coijo, não é? E depois coijo, porque coijo e achim coijo". Mas não. Não foi isso. Também não vou dizer o que foi, mas não foi isso... ou pronto, eu até posso dizer, mas... acham mesmo que vale a pena? Pois é, eu sintetizo e ficamos todos contentes, que tal? Como já sabem - e se não sabem, recomendo que começem a ler o post de novo, porque perderam informações importantes, diria mais até as informações que levaram à escrita deste post logo de início... bom, adiante... - o nosso trabalho era sobre filtros, e o seu dimensionamento. Adivinhem lá do que a apresentação falava??? ERRADO! Bom, mais ou menos certo, falávamos de filtros, mas também falávamos de contaminantes, ou melhor, EU falava de contaminantes. A outra miúda cujo nome não vale a pena citar, cabia falar dos tipos de filtros e suas características, e a uma outra que eu até podia dizer o nome, mas por uma questão de justiça social não vou dizer, - ok, a verdade é que não apetece! - (eh eh, já estão a pensar "ena pá, que fartura, o gajo está num curso daqueles e calha-lhe fazer trabalhos só com miúdas..." nem vos conto... ele há azares na vida, e depois há isso... é que os homens são preguiçosos, mas as mulh.... bom, não estamos aqui para falar nisso!) cabia falar sobre o processo de selecção e dimensionamento do filtro, exemplificando... Lá começo eu, e digo-vos uma coisa... eu estava pouco treinado, e aquilo começa a ser cada vez mais difícil. As palavras não saem, não há uma frase coerente que se consiga dizer! É que dizer disparate é fácil (talvez do hábito, não sei...), mas falar a sério sem ler um papel ou disfarçando a dita leitura para uma mão cheia de pessoas é obra!!!
A meio, o professor lá resolve indagar-me sobre onde tínhamos ido buscar alguma informação, ao que eu respondi "bom, isso estava num manual de formação gentilmente cedido pela empresa que visitámos..." e ele diz "bem, bastava terem ido ver a sebenta de Tribologia, mas isso é uma cadeira que ainda vão ter" (ok, eu agora adivinho... pensei eu...). Lá continua a amigável troca de palavras, ao que eu me saio, com um ar sarcástico: "bem, de qualquer das formas, quem tivesse lido o nosso trabalho com um mínimo de atenção saberia a que manual me refiro, porque está na bibliografia!". (agora ouve-se um comentador a gritar "And the crowd goes wild!!!"), e bom, acho que até o professor se riu (ainda bem, já apanhei valentes cargas de porrada - mas assim bem aviadas- por menos...). (Continua)

2 Comentários:

At 11:50 da tarde, Blogger SiSupi said...

llloolll bem aquele comentário do ah e tal se tivesse lido o relatório com atenção... foi mto à frente, olha que eu não sei se o homem achou mta piada mas já está, não ha nada a fazer...
gostei no entando do teu pensamento "... é que os homens são preguiçosos, mas as mulh.... " .............

 
At 5:39 da tarde, Blogger PE said...

Enfim és um caso perdido!

Para te ajudar (e só mesmo por e para isso), vamos passar a obrigar-te a discursar nas reuniões semanais do VCL!

Vais ver que daqui a um mês estás apto a ir falar com o "Persidente" Cavaco! :-)

 

Enviar um comentário

<< Home